Se pudéssemos dividir a nossa vida em áreas (como se isso fosse fácil?), as finanças pessoais seria uma delas.

Existe um teste rápido que um amigo meu fazia com a irmã dele, claro para encher a paciência dela também. Vamos lá: “você sabe quanto dinheiro tem na sua carteira AGORA”? Coitada, a irmã dele nunca sabia. Totalmente perdida na matemática da vida a bolsa tira colo e as finanças pessoais viviam em uma montanha russa, sobe desse constantes. Cada dia com um acessório diferente (bolsa) o troco de suas aquisições era jogado solto nesse recipiente todos os dias. Sem controle.

Devemos sim, manter o planejamento de quanto temos e quanto ganhamos. A verdade para muita gente é: distração em todos os momentos. Acredite, ludibriados por propagandas e promoções em redes sociais, sites de compras a cada milissegundo, gastamos sem controle. Quando vemos, o cartão de crédito estourado (já no rotativo) e a falta de dinheiro para fechar o mês se prolonga por anos. Parcelas e mais parcelas. É o nosso fim.

Vamos dar um basta nisso. Se organize e comece hoje mesmo. Anos atrás eu tinha uma disciplina na escola chamada EMC, Educação, Moral e Cívica. Um módulo que aprendíamos como organizar as finanças pessoais. Inesquecível conhecimento. Eu falo do final dos anos 80 ok?!

Lembro como se fosse hoje, a professora pedia para que organizássemos um orçamento para compra de ingredientes para um lanche no dia seguinte. Ela apareceu na aula com um daqueles encartes de supermercado com os preços. Colocava no quadro o quanto dinheiro poderíamos ter. Tínhamos que calcular em cima dos produtos. Simples!

Clique na imagem para comprar

Uma coisa eu escrevo, é possível pedir socorro. Existe uma infinidade de primos e primas: Thiago Nigro, Nathalia Arcure, Gustavo Cerbasi, Mauro Halfeld e muitos “influencers” de finanças pessoais com temas diversos em finanças que circulam pela rede. Fique ligado, eles podem ajudar.

Clique na imagem para comprar

Assim como eu falei no Essencialismo, encare como sugestões e não como os 10 mandamentos do enriquecimento. O exercício é filtrar o que funciona ou não para você.

Agora, se você está numa linha a frente de tudo isso, sobra um bom dinheiro todos mês, a sugestão de livro é: O investidor inteligente. Publicação que em breve faremos uma resenha sobre ele aqui no Vamos Ler Mais.

Curte nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, deixe um comentário. Ajude a espalhar palavras!

Clique na imagem para comprar