Nas finanças pessoais, quando as pessoas me procuram para saber qual o melhor caminho para começar a investir, eu indico primeiramente criar uma reserva de emergência e depois disso tudo a pessoa vai começar seus investimentos em outras modalidades: ações, fundos imobiliários e muitos mais. Que fique claro, isso não é uma recomendação.

A primeira publicação mais apropriada é um dos guias da Suno (existem vários títulos excelentes, rápidos e diretos ao assunto): “101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes”, Tiago Reis resumiu com maestria as principais perguntas para os investidores que são iniciantes nesse universo dos investimentos.

Na pergunta 22 ele fala da maneira como podemos distribuir melhor nossa carteira: “Como regra de bolso: não possua mais que 15% do seu capital em uma única empresa e não possua mais que 30% do seu patrimônio em apenas um setor. Desta forma, você estará razoavelmente protegido de eventos que impactem um único setor se seguir este limite”

Gostaria de fazer um destaque para pergunta 34 que trata exatamente sobre ações: “A principal forma de reduzir o risco no investimento em ações é focar em empresas sólidas, saudáveis, com boas métricas de rentabilidade, baixo endividamento, inseridas em setores perenes, anticíclicos, e que pagam bons dividendos”.

Durante o livro ele cita os dois investidores que são importantes para todo investidor acompanhar: Warren Buffett e o brasileiro Barsi, referências importantíssimas para os investidores.

Aconselho a leitura da biografia de Warren Buffett. Você quer ser um grande investidor? A melhor moeda é o tempo e não o quanto você está disposto em investir. Quando falo tempo, digo o longo prazo que os seus investimentos com o tempo vão lucrar. Existe uma modalidade de investidor que se chama Buy and Hold, o investidor compra uma ação e não vende durante muito tempo e lucra com os dividendos, que segundo Tiago: “dividendos – parte dos lucros auferidos pelas empresas que será repartida com seus acionistas proporcionalmente à quantidade de ações que possuem”.

Gostaria de destacar o glossário no final do livro, no qual tira todas as dúvidas com relação ao vocabulário dos investidores. Realmente, foi uma das minhas primeiras publicações, me auxiliou bastante nesse universo. Espero que você também goste.

Curte o nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais. Ajude-nos a espalhar palavras!