Com a mesma dinâmica do livro 1, o Fora da curva 2 trouxe outros especialistas e autoridades do mundo dos investimentos. Na minha visão os assuntos ficaram mais técnicos do que a edição anterior.

Confesso, esse é o meu livro de cabeceira. Sempre retorno a leitura em busca de conselhos financeiros e refletir a maneira como os grandes investidores pensam.

A ideia desse post é ser breve, e que você leia o livro com a mesma vontade que eu ainda leio. Comprei na pré-venda e o devorei em 3 dias.

São 13 pessoas, investidores e empreendedores, que ao final de cada um existe indicações de publicações e ainda, conselhos com destaques de trechos de livros importantes para suas jornadas.

1 – André Street (proprietário, sócio da empresa e criador da STONE)

Ele começou muito cedo, para quem já conquistou tanto discorrer sobre a virtude da humildade acredito que seja algo difícil alcançar: “Outra característica fundamental, na minha opinião, é a humildade: se achar o máximo é um perigo mortal, que pode levar sua empresa a fracassar”.

“Não acredito em atingir o sucesso, acredito em ser feliz com o que se faz”.

André Street – Fora da curva 2

Seguir a moda, ficar nessa fronteira de modismos é fazer o que todos fazem, com isso você não se destaca, a ideia do André é outra: “Tente se esquivar dos modismos e das expectativas de pais e professores e encontrar sua própria trajetória. Assim, você descobrirá pessoas mais experientes que escolheram o mesmo caminho e vão poder ajudar. Identifique-as”.

Na parte final do livro (em que a pessoa deixa uma frase) André destacou:

“Trata da importância de aprender a fazer o desempenho do grupo ser superior ao individual. O poder da cultura de uma sociedade, uma equipe ou uma empresa vai além do que é óbvio sobre contratar pessoas boas. A importância de criar um ambiente em que essas pessoas de fato se sintam seguras é uma das grandes lições do livro”. (Daniel Coyle em Equipes Brilhantes)

2 – Armínio Fraga (fundador da gestora Gávea)

A jornada desse economista é grande. Sabemos o que ele fez, o que passou e também o que ele representa atualmente. Ele fala quando trabalhou para Soros, só por isso já vale a leitura. Não vou escrever mais nada.

Nos principais conselhos de Armínio Fraga:

1 Procure sua vocação

“Quem faz o que gosta faz melhor. É possível combinar uma carreira acadêmica com trabalhos no setor privado e no serviço público — se fizer sentido para você”.

3 – Arthur Mizne (Gestora M Square)

Agora, com uma pegada bem mais técnica que o livro anterior, Arthur Mizne é o exemplo perfeito para aqueles que buscam entender um pouco mais a prática do mercado.

1 Não olhe somente o rendimento passado

“O desempenho é consequência do perfil do gestor: é preciso entender sua estratégia e analisar como ele reage em diferentes situações”.

9 – Maurício Bittencourt (Sócio da gestora VELT)

Ele fala da descoberta de um “mercado financeiro”, com essas engrenagens funcionam: “O investidor precisa ser capaz de captar essas mudanças e evoluir junto….Entender a cultura das companhias ajuda nessa tarefa de tentar prever como estarão no futuro”.

É um livro fascinante, poderia ficar aqui escrevendo por horas o que cada um chamou a minha atenção. Eu volto quando posso e releio alguns trechos.

Se você gostou do conteúdo compartilhe, ajuda a espalhar palavras!