livro-jonyive

Acredite, tudo o que existe hoje em relação ao design de um computador provavelmente foi influenciado por esse designer, Jony Ive. Antigamente, os computadores era de um mal gosto impressionante. Tudo era quadrado demais, cinza e opaco. Os materiais utilizados eram de péssima qualidade em se tratando de design.

A leitura surgiu não só porque eu sou fã da maçã, aliás o desejo é entender com mais clareza os bastidores de uma grande empresa, a Apple. Foi uma leitura de 3 dias mais ou menos, coisa rápida. Eu sou muito fã de biografias. Não paro de ler. É uma atrás da outra. Jony Ive é um inglês, pessoa introspectiva e muito atenta ao mesmo tempo ao que acontece ao seu redor. Ele recebeu uma educação superior no velho mundo bastante tradicional quando se fala no mundo do design industrial. Porém, ele queria mais e partiu para os EUA, escola que era mais aberta e também voltada mais para prática.

Os fãs da Apple sabem como tudo surgiu. A volta de Steve Jobs foi um grande marco. Porém, Jony Ive é a peça chave nos produtos e no design deles. Isso é tão importante que de certa forma, Steve Jobs (criador e principal personagem da Apple, falecido em 5 de outubro de 2011) o escolheu como seu sucessor quando o assunto são as grande ideias.

O primeiro projeto que impactou e deixou a marca de Jony Ive foi a criação do iMac, esse computador foi um divisor de águas. Simples, moderno e colorido, primeiramente veio com um plástico translúcido de várias cores. Veja na foto abaixo. E não para por aí não, iPod, iPad, iPhone e muitos outros tiveram o toque de Jony Ive, que apesar de tudo isso a Apple mantém seus segredos fechados a sete chaves. Segredo total. 

O livro também descreve as parcerias, os contratos, as alianças com os fabricantes. E mais, a descrição de cada etapa vencida é o que torna essa publicação um prato cheio. Uma gestão enorme por parte da indústria. As negociações são acirradas e disputadíssimas com aos fornecedores.

Prever o que o mercado realmente vai consumir. Fatores que nunca sonhamos e imaginamos existir no mundo corporativo e claro, as tecnologias das quais usamos hoje, que para nós parece muito fácil de serem executadas, mas não é assim. Confesso que a primeira parte do livro é sacal, porque conta a intimidade do Jony Ive, desde a escola. O autor escreve em detalhes as situações pelas quais ele passou para poder chegar até a Apple hoje isso é bom para analisar o caminho das ideias até ali. Digo, do meio do livro para frentea coisa fica mais interessante.

Para quem é fã de tecnologia, quer saber um pouco mais sobre administração e negócios o livro é um prato cheio. Só para lembrar, a mansão onde mora Jony Ive custa em torno de $17 milhões, vindo de família humilde acredito que ele valorize cada centavo. Ainda, Jony está entre as 100 autoridades mais influentes da história, e claro também do mundo dos negócios, segundo a revista TIME. Aproveite e faça sua leitura.