Colocar a leitura em dia, isso sim! São apenas 5 livros. Eu me planejei para ler essas publicações e também, quem sabe, fazer uma saída fotográfica durante esse período. Afinal, uma caminhada fotográfica me faz um bem enorme. Vamos a lista!

Comprando por esses links você ajuda nosso blog!

1 – Como ler livros – Mortimer Adler (Editora: É Realizações)
Grande clássico! Já estou um pouco mais da metade dessa publicação. A ideia é realmente finalizar em um dia. Para você ter uma ideia ele organiza, de certa forma, o pensamento. Não é um livro para professores de pedagogia e alfabetização. Ele é tão completo que aborda verdadeiras aulas em cada segmento das ciências humanas e exatas. Como ler livros dessas áreas. Uma breve aspas: “…para continuarmos a aprender e decobrir, temos de saber como fazer os livros nos ensinarem. Eis o objetivo principal desse livro”.

2 – História do café – Ana Luiza Martins (Editora: Contexto)
Comprei já tem um tempo. Ficou na prateleira para ser devorado nesse feriado. Não vai passar desses 5 dias. Será avidamente lido. Como um amante do café eu tenho grandes expectativas e descobertas para publicação. “Com charme, elegância e bom humor, a historiadora Ana Luiza Martins conta a trajetória do café, das origens como planta exótica no Oriente à transformação em produto de consumo internacional. A autora analisa também como o café no Brasil transformou-se na semente que veio para ficar e marcar a nossa história”.

3 – Sociologia da fotografia e da imagem – José de Souza Martins (Editora: Contexto)
Durante a faculdade eu li apenas capítulos, a minha esperança é que eu consiga ler pelo menos 4 capítulos, e até o final de fevereiro eu consiga terminar. Afinal, é uma leitura mais analítica e científica. “Neste livro, o autor mostra como a Sociologia e, também, a Antropologia podem encontrar em fotografias e imagens indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social, de maneiras de ver o mundo, de nele viver e de compreendê-lo”.

4 – Como o Google funciona – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg (Editora: Intrínseca)
Na verdade eu consegui entender um pouco mais dos processos de trabalho deles. O que é muito importante tanto par empresas que trabalham com tecnologia, quanto com empresas de um modo gera. Ele aborda bastante a parte operacional. Realmente, os norte-americanos possuem uma força de trabalho em equipe fervorosa, algo que podemos trazer para nossa realidade brasileira. A minha leitura já está perto do final. Uma breve sinopse do livro para você entender: “Eric e Jonathan relatam casos curiosos e exemplos da história e do dia a dia do Google e abordam temas como estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários e capacidade de adaptação e inovação. Em um tempo de mudanças drásticas e cada vez mais rápidas nos negócios, é fundamental para gestores e empreendedores saber abraçar o espírito de inovação e atrair e manter a maior quantidade possível de talentos. Como o Google funciona mostra o caminho”.

5 – Dialogo Fotografia – Luiz Achutti (Editora: Senac)
Esse livro eu comprei quando fui para bienal do livro em SP. O preço estava muito bom. Aproveitei o ultimo dia que eu estava em SP para ir para bienal. O livro tem poucas páginas e é uma conversa entre dois professores, Marcia Tiburi e Luiz Eduardo Achutti. É uma conversa descontraída sobre os rumos que a fotografia está tomando. Eu pretendo terminar antes do fim do carnaval. Outra breve resumo do livro: “Questões tão sérias quanto provocativas são discutidas de maneira leve e prazerosa. Não se trata de um livro de teoria, mas de uma correspondência entre dois amigos intelectuais que, ao explicarem seu pensamento um para o outro, nos ensinam e nos convidam para o diálogo”.