Vida de profissional Freelancer
(Ferramentas para facilitar seu trabalho como autônomo)
Marianne Cantwell, Editora Campus.

O planejamento para qualquer coisa na vida é importante. Os desafios são enormes, e no mundo de hoje, quanto mais nos preparamos melhor. O livro: Vida de profissional Freelancer trata disso, planejamento, métodos e estudos de caso.

A autora usa sua própria experiência de vida para escrever o livro e também casos de amigos e pessoas que encontrou nessa mudança radical de vida. A tradução foi muito bem feita. O texto está bem facilitado e a leitura é bem corrente.

Os testes durante o livro são fundamentais para buscar uma mudança de vida. Eles ajudam a refletir sobre os motivos profundos na escolha de uma profissão e enfatizam o fundamento de que podemos ser patrões de nós mesmos.

Alguns tópicos mexem muito com a gente, por exemplo: Resolva seu próprio problema; atenha-se aos detalhes e alce voo; faça auto avaliação; pense como um profissional livre e saia da zona de conforto, esse último eu gostaria de destacar o seguinte parágrafo: “O que você pode fazer esta semana que não seja comum para você e que o coloque em contato com novas pessoas?”

É preciso agir, sei que muitos ficam na pesquisa, enchem o coração a mente e os pensamentos com uma carga enorme de informações, claro é muito útil e será em muitos casos, porém é preciso por em prática e sair justamente da zona de conforto e dar não só o primeiro passo, é necessário correr. A autora diz ainda que a pesquisa não é o caminho para se encontrar o que se quer fazer.

Hoje, com a velocidade da informação é muito mais fácil divulgar um trabalho e tentar chegar aonde se quer ir com seu negócio, ideia e trabalho. A informação ficou mais democrática, porém ao meu ver a qualidade de tudo isso caiu muito. Se você tiver uma ideia inovadora e souber exatamente como aplica-la a probalidade de sucesso será grande. Ao meu ver, ainda existe o fator estar no lugar certo e na hora certa, para isso eu repito, sair da zona de conforto é um princípio fundamental.

O que mais me chamou a atenção foi o capítulos 26: “Como se comunicar sem ser chato”, guarde aí com você, primeiro: entenda o que as pessoas estão pensando, depois, seja claro em seu discurso ( use a linguagem que as pessoas usam quando pensam), agora fale para o mundo, contar a própria história é muito importante e as pessoas de certa forma querem saber.

Se você se sente um pouco perdido em meio a essa crise que o país está passando esse livro oxigena as ideias e vai lhe dar um empurrão para frente. Não desista e continuem em frente. E saia do comum.

160108-freelancer-livro-0009_MG_2356-2016