Fora da Curva. (Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano)

Um belo dia eu estava navegando pelas ondas da internet e me deparei com o livro Fora da Curva. Logo de cara uma promoção pelo Kindle. Era virada do ano de 2017 para 2018. Quando posso, compro um livro que não tem nada relacionado com meu universo e esse foi um deles.

Lembro bem desse ano, uma frustração terrível com a vida, projetos e resultados nada expressivos com a produtividade pessoal. Claro, acontece com todos nós (se não tiver, algo está errado). Uma tristeza profunda. Sou cristão e o efeito é automático, recorro ao Criador. Em minhas orações eu pedia uma luz sobre tudo o que estava acontecendo dentro de mim. Essa busca era constante por muitos anos.

Em minhas orações eu pedia uma luz sobre tudo o que estava acontecendo dentro de mim.

O livro estava no meu colo. Lembro como uma foto, lá estava o aparelho Kindle aberto no Fora da curva. Na época eu lecionava em instituição superior renomada em Brasília, era dezembro as férias já estavam começando. Por fim, decidimos viajar para São Paulo.

O roteiro na capital definido: cultural e gastronômico. Pausa perfeita para leitura no caminho, avião, aeroporto e hotel. Confesso, não tirei os olhos de Fora da Curva. Foi a primeira leitura que fiz com se eu estivesse mergulhando em algo completamente novo. Sem nada saber o que aconteceria depois.

Pois é, aconteceu. Dentro de uma braçada e outra nesse mergulho Pierre Moreau fala de seu curso na Casa do Saber e introduz o assunto da seguinte forma: “Sempre acreditei que uma das melhores maneiras de evoluir pessoal e profissionalmente é encontrar pessoas de sucesso em suas áreas, entender por que elas têm sucesso e aprender com elas”.

Me debrucei na leitura. A dinâmica da publicação é trazer vários depoimentos intercalando ao final de cada capítulo conselhos e o principal: indicações de livros do investidor.

Dentro de mim foi bem fluido. A escrita narrativa é mais cativante. E já de cara eu fui em busca das referências bibliográficas dos relatos. Uma indicação de livro melhor que a outra. Uma pequena pausa, esse livro Fora da Curva é o volume 1 e o volume 2 já saiu e teremos em breve um review dele por aqui.

Não ficarei nesse nosso blog fazendo resenhas de grandes proporções e o lance é estimular você para adquirir a publicação e descobrir por si mesmo o que lhe atrai. Abaixo faço pequenos destaques de 4 das 10 personalidades do mercado que estão no livro. Leia abaixo.

André Jakurski

“Para se dar bem no mercado, é preciso ser contracíclico, ou seja, comprar na baixa e vender na alta, uma coisa facílima de falar, mas muito difícil de fazer, porque a pressão contrária é enorme. O gestor de fundos que é pessimista em um mercado de alta é apedrejado, assim como o gestor otimista no mercado de baixa é apedrejado. Se você estiver certo na hora errada, você está errado”.

Qual livro o André indica? The Battle for Investment Survival – Gerald Loeb

Florian Bartunek

“Há uma diferença entre processo e resultado. O resultado é ruim quando ele está fora do seu controle ou quando o processo é ruim. O sujeito que atravessa a avenida de olhos fechados pode não ser atropelado. Ou seja, pode até ter um resultado positivo, mas o processo ruim. Nesse caso, o cara foi um idiota e deu certo. No meu investimento, deu errado, mas o processo tinha sido bom, e isso acabou me deixando tranquilo”.

Qual livro o Florian indica? Rápido e devagar – Daniel Kahneman

Luis Stuhlberger

“Não sou um cara que trabalha quinze horas por dia, mas nunca trabalho menos que quatro, e isso pode ser sábado, domingo, feriado. É tudo sempre meio igual, seja segunda, domingo, réveillon, Carnaval”.

Qual livro o Luis indica? O valor do amanhã – Eduardo Giannetti

Pedro Damasceno

“Antes de investir numa empresa, sempre analisamos três pontos fundamentais: seus resultados, sua estratégia (que engloba a qualidade do negócio) e as pessoas responsáveis pela gestão”.

Qual livro o Pedro indica? Brasil: Uma biografia Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

O impacto foi enorme em mim, reflete até hoje o que venho fazendo. Consegui sair de um pensamento sem resposta, encontrei meu caminho e espero que você encontre o seu. Pode ser com um livro ou um chamado do Criador, esteja aberto para ELE.

Ajude nessa missão de incentivar mais a leitura. Compartilhe nosso blog em suas redes sociais! Vamos ler mais sempre!