Vendas em tempos de crise:
como gerar resultados quando ninguém está comprando
Autor: Thomas Hopkins
Editora: Best Business, 2015
ISBN: 8568905021

O mundo da administração e principalmente das vendas são tão rápidos quanto os lançamentos, internet e as novas tecnologias. Todo momento algo novo surge e se adaptar a tudo isso é uma tarefa árdua e constante. Inventar e se reinventar em todo momento.

A intenção dessa resenha é colocar algumas coisas em ordem e trazer um texto simples, direto e rápido ao assunto. Fizemos alguns destaques durante a leitura que gostaríamos de passar para vocês. Um dos itens que consideramos importantes é o nicho empresarial. O primeiro destaque é: vendas e crises, impossível de engolir. O autor, Thomas Hopkins, traça nas primeiras páginas que toda crise é um ciclo, perda e depois abundância. Pensar dessa forma alivia e muito esse diálogo das crises e das vendas. A reação a crise é uma forma de mudar o que está acontecendo.

vendas-vamos-ler-mais

Os desafios

A forma como lidamos com os desafios determinam muitas coisas. Sim, quase tudo algo como causa e efeito, se arregaçarmos as magas e formos a luta, claramente nos deleitaremos nas nossas realizações e o contrário disso são as próprias tragédias.

As fraquezas

Identificar as fraquezas e a maneira como lidamos com ela é super importante. Segundo ele o melhor é como vamos tratar essas fraquezas e tentar melhorar e esquecer todo o resto.

Ética

É um dos pontos fortes do livro, não mentir em hora alguma, ser honesto consigo mesmo é uma premissa importante. Tratar os outros como gostaria de ser tratado. Definir a própria bússola moral. “Quem diz a verdade não precisa de boa memória”. (Mark Twain)

A culpa

Sentimento tratado por Hopkins com muita maestria, pois a culpa é um desperdício de emoção segundo ele. E mais, quem controla realmente essa emoção é você somente.

Colocar a necessidade dos outras à frente

É importante colocar a necessidade dos outros à frente do sentimento de querer enriquecer.
“Você pode ter qualquer coisa que desejar na vida, se apenas ajudar minimamente as outras pessoas a ter o que elas desejam.”
Zig Zigler

Confortável

Características dos introvertidos. “Eles não se importam de não controlar o rumo da conversa. Deixam o cliente falar, falar e falar – o tempo todo, acumulando informações que precisam saber para orientar os consumidores a escolher o produto ou serviço correto”.

História da empresa

Relatar nos atendimentos os números da empresa da qual faz parte, número de clientes atendidos e os motivos dos quais os clientes estão sempre bem atendidos. Enfim, construir a credibilidade.

Não resistir as mudanças

O foco de uma crise é sempre tentar mudar. O problema é que as pessoas vêem as mudanças sempre como algo negativo. Porém, todos nós precisamos aceitar as mudanças.
E por fim para mudar realmente precisamos pensar na razão pela qual estamos escolhendo mudar.
“Se você for autônomo ou trabalhar em uma pequena empresa, deve ser hábil para se movimentar rapidamente e se adaptar às necessidades de seus clientes. Seja Criativo, flexível e confiável. Eles o verão como um integrante da equipe deles, e não como um recurso externo”.

vendas-em-temposdecrise