O Evernote é uma poderosa ferramenta e de início quero já reforçar: ele não é somente um bloco de notas. Eu iniciei o uso dessa ferramenta quando a minha operadora de celular ofereceu um plano premium para os seus usuários. No geral ele é totalmente gratuito, porém algumas funções interessantes são disponibilizadas para quem assina a versão Premium: modo apresentação, digitalização de cartões de visita, proteção com senha e muito mais.

Uma dica importante, recentemente eles reduziram o valor da assinatura no Evernote no Brasil que em 2015 alcançou a marca de 8 milhões de usuários. O valor da assinatura do Evernote direto pelo site é de R$ 80,00 anual, para o premium, se você não quiser assinar o premium ele disponibiliza outras opções mais em conta: https://evernote.com/intl/pt-br/.A assinatura certamente vai sair mais cara, dentro do aplicativo das lojas oficiais dos fabricantes de celular como app store, google play, pois a moeda é o dólar, e na conversão+IOF acaba sendo mais oneroso.

Como utilizo o Evernote nas minhas leituras?

Simples, pego a página impressa e tiro uma foto utilizando o celular com o aplicativo Evernote instalado.

1 – Celular em mãos eu ligo a câmera.
2 – Faço a foto dentro da própria nota do Evernote num caderno específico para LEITURAS.
3 – Fotografo a página. Veja no exemplo abaixo.

Em outros casos eu faço um printscreen da página que estou lendo e anexo ela ao Evernote. Claro, se você usa aplicativos como iBook e o Kindle, as suas marcações ficam guardadas em nuvem o que descartaria colocar no Evernote. Porém, como eu relatei no início desse post, o Evernote não é somente um bloco de anotações, as informações podem ser cruzadas e catalogadas de uma forma dinâmica e rápida. Por isso, eu faço esse tipo de anotação independente do dispositivo ou plataforma que eu esteja usando, tudo está interligado por nuvem ao Evernote.

Sendo assim, meus estudos, os artigos desse blog, recibos de pagamento, notas fiscais, serviços e tudo mais está concentrado no meu Evernote. Na minha opinião ele é um grande organizador e gestor de informações ao mesmo tempo. Não fico sem ele no meu uso diário. Agora, estou tentando usar o Evernote para gravar notas em audio, minhas memórias, tarefas e pensamentos rápidos na preguiça de anotar.

Outro recurso interessante é o WEB Clipper que você instala no navegador do seu computador para fazer o recorte direto da página na web para o Evernote direto. O plugin pode ser instalado no seu navegador sem problemas, basta acessar: https://evernote.com/intl/pt-br/webclipper/

Veja abaixo um exemplo prático das minhas anotações e obrigado por acompanhar o Blog. Por favor, deixe seu comentário e até a próxima!

Criei um caderno só para os destaques de leitura, sejam elas: a câmera do celular ou cópia da tela. No caso do iPad e do iPhone basta apertar os dois botões home e power que ele automaticamente faz uma foto da sua tela e salva no aplicativo fotos. Depois, eu só importo a foto para o meu banco de notas do Evernote.

160111-blog-0035_DSF3607-2016