Eu gostaria de enumerar 3 coisas que são muito grandes no mundo. Qual o maior estádio de futebol? É na China, Estádio Primeiro de Maio Rungrado, no qual cabem 150 mil pessoas. Qual o maior prédio do planeta? Ele fica em Dubai, o nome é Burj Khalifa e possui 828 metros e 163 andares. Qual a maior fogueira? A última descrição do Guiness Book Record é relatada na Holanda, 30 mil plataformas de madeira com 15 metros de altura e largura. Vou relacionar tudo isso ao tempo.

O que quero dizer? Nada é maior que o tempo. Ele nos engole e nos favorece em algumas coisas. Um retardo e progresso ao mesmo tempo. A verdade é que colecionamos memórias, que são marcações de tempo. É algo que podemos contar? Numerar? Mensurar? Uma maneira de experimentar isso são as fotografias. Ao olhar cada fotografia vejo dentro de mim uma carga enorme de lembranças. Reflito em costumes. As distâncias, o que realmente era alto, o que ao mesmo tempo foi largo? Portanto, toda e qualquer analogia nos dá segurança.

O que cabem aos outros tempos? Neles cabem muitas coisas, o que é diferente do estádio na China, a capacidade dos outros tempos são infinitas, sem qualificação e quantificação. Tem muita coisa boa ainda por vir. Cabe o inusitado. Cabem as descobertas e renovações. Tudo se encaixa aos imprevistos. O que quero dizer é que existe uma lógica que não é minha e nem sua.

Diante disso a temporalidade é semelhante ao prédio em Dubai, ele se estica, porém é fácil chegar ao topo. Veja bem, é fácil olhar pelas transparentes nuvens que passam é algo totalmente normal. Não sinto o balançar nem para direita e nem para esquerda. Repito, tenho a plena convicção que as nuvens passam, e que a construção é firme, pense nisso. E vai chegar uma hora que vamos encontrar com ELE, o Topo.

Pensando nesse encontro, eu digo a você que tudo isso é apenas uma fagulha em toda essa fogueira temporal. Onde quero chegar? Recentemente, coletei algumas fotos de um álbum de família e imediatamente me vêem a mente reflexões sobre o tempo. O que realmente representa? Tamanhos e dimensões mudaram radicalmente. Produtos que foram consumidos naquela época, hoje são outros. Uma garrafa de um litro de refrigerante pra 15 crianças em aniversários, hoje não dá. A situação econômica da época. Tudo, tudo mesmo são fagulhas do tempo, se desprendem dessa fogueira aqui para queimarem em outra parte do tempo.

forno-telha-pedra-do-sal-0129-Rodrigo_Jorge_2014