Literatura à margem
Três conferências de Cristovão Tezza
e-book: Tovo Textos Ltda – Junho 2014

Ao me debruçar entre as publicações dentro da loja do Amazon, encontro de forma intrigante um livro com textos de três conferências, em que o escritor Cristovão Tezza, esteve presente. Foram três abordagens, das quais eu gostaria de destacar para você, meu querido leitor.

Motivos errados

Somos identificados fora do Brasil pelos motivos errados. Concordo com ele, acredito que podemos fazer muito mais, e sermos conhecidos pela nossa criatividade e não somente pela alegria, futebol e mulheres bonitas. A nossa literatura inclusive, pode muito mais!

O literário e o científico

Os escritor possui uma função libertária, em que o leitor sabe distinguir no cerne de um texto uma “criação literária”e não uma historiografia científica.

Vou citar um trecho: “Mas nesse momento vou tentar voltar ao papel do professor para tentar entender que variáveis entram em jogo quando falamos de “criação literária”.

O mercado editorial e escritores

Os textos são de 2014, porém a veracidade das palavras é tão grande que é possível traçar um panorama real em qualquer época. Com testemunhos de colegas eu testifico cada palavra dele contida no seguinte trecho: “O sistema de valores que estabelece a hierarquia literária já não consegue mais ser garantida por nenhuma procuração divina (…) Um grande número de lobbies do bem, digamos assim, estabelecem reforça, defende e luta por uma hierarquia poética e por um sistema de valores estéticos que não sejam simples função comercial, gosto popular ou modismo passageiro (…) garantem espaço a gêneros e obras em cadernos literários, cursos de pós-graduação, (…)numa disputa que procura jamais perder de vista o que poderíamos chamar de “especificidade literária”.

Ao final de tudo! Realmente, uma máxima existe: escrever faz bem!

Captura de Tela 2016-05-28 às 21.06.21