O livro“Perdas & Ganhos” de Lya Luft é uma das publicações mais vendidas no Brasil. Na verdade é um livro difícil de ser classificado, ele é auto-ajuda? É voltado para psicologia? O público leitor é feminino? Literatura? Não acredito que a dúvida fosse algo negativo para essa obra, pelo contrário, ao meu ver abriu portas para outros mercados relacionados ao mundo editorial. E ainda, uma boa visibilidade para escritora, que merece com todas as glórias ser consumida.

O meu interesse por “Perdas & Ganhos” aconteceu ao ler os artigos da Lya Luft na revista Veja, antes disso eu já conhecia por causa da mídia em geral e também dos outros livros, porém os artigos da revista me despertaram um maior interesse. Depois, pesquisei mais afundo sobre ela, a ideia de comprar o livro ficou latente, uma oferta ali e outra aqui, por fim comprei.

Confesso, a cada página um degustar rápido relacionado as certezas e incertezas das narrativas. Eu virava uma página e me perguntava: é auto-ajuda esse argumento ou não? Outra página: qual a classificação? Para mim é como um mapa de vários sentidos. A vida está muito automática e de certa forma Lya Luft faz um regresso-passo a regresso-passode atos e sentidos que não observamos comumente. Por exemplo, quando acordamos fazemos mil gestos que não reparamos, dos quais são importantes e fazem parte da nossa história.

A compra foi uma excelente ideia, confesso que estou numa fase de leitura que carinhosamente denomino de: “Esmeril da Leitura”, para quem não sabe esmeril é um equipamento com um motor onde é preso um disco que a construção civil usa para lixar qualquer estrutura, ele é conhecido pela rapidez e precisão para afiar ferramentas e outras utilidades. O ponto forte do meu esmeril é a leitura rápida e a diversidade em publicações para leitura. Lógico, sem perder a qualidade em assimilar as ideias.

Um pouco sobre Lya Luft, que esse ano, em setembro faz 78 anos. Lya traduziu diversas obras importantes do Alemão para o Português. Ela foi casada com Celso Pedro Luft, e eles tiveram três filhos e se separaram em 1985. Em seguida foi morar no Rio de Janeiro, se casou com o escritor Hélio Pellegrino e depois de 3 anos juntos ele veio a falecer. Portanto, voltou para Porto Alegre e reatou seu casamento com Celso que também faleceu em 1995. Francamente, muitas perdas.

As interpretações são diversas. Para mim penso mais em ganhos do que perdas. Fora do livro, sim o sofrimento trás amadurecimento e crescimento ao mesmo tempo, ensina e nos impulsiona. Sobre a narrativa posso dizer que ela é leve e bem fluida. É como uma partitura musical perfeita, as pausas e as notas matematicamente precisas. A velocidade das palavras de Lya Luft passam com a mesma rapidez do pensamento e do olhar, poética e velocidade. São 13 anos de sucesso para o Perdas & Ganhos. Os especialistas dizem que o livro tem o foco na mulher, mesmo que tenha é importante que os homens leiam, é fundamental para todos.

perdas-e-ganhos-vamos-ler-mais-foto-rodrigo-jorge-2